autoras representatividade

Representatividade nos Livros | 6 títulos que você não pode deixar de ler

Essa semana exploramos um pouco os livros da autora Becky Albertalli, ambos trataram de assuntos que ainda hoje sofrem muito preconceito na sociedade, que é o homossexualismo e o padrão de beleza que é imposto pelas mídias, marcas e etc.

Mas além de Beck, outros autores e autoras também gosta de trabalhar com esses temas, pois são assuntos necessários para que a cada dia possamos debater saudavelmente de mente aberta sobre. E não importa se o assunto for sobre a orientação sexual, seu corpo, raça ou qualquer outra coisa, temos que falar sobre tudo.

Pensando nisso, separamos alguns livros que abordam bastante essas temáticas e que também merecem espaço na prateleira de você, nem que seja para ser lido uma vez o importante é ler.

Dumplin’ – Julie Murphy

Gorda assumida, Willowdean Dickson (apelidada de Dumplin’ pela mãe, uma ex-miss) convive bem com o próprio corpo. Na companhia da melhor amiga, Ellen, uma beldade tipicamente americana, as coisas sempre deram certo… até Will arrumar um emprego numa lanchonete de fast-food. Lá, ela conhece Bo, o Garoto da Escola Particular… e ele é tudo de bom. Will não fica surpresa quando se sente atraída por Bo. Mas leva um tremendo susto quando descobre que a atração é recíproca. Ao contrário do que se imaginava – a relação com Bo aumentaria ainda mais a sua autoestima –, Will começa a duvidar de si mesma e temer a reação dos colegas da escola. É então que decide recuperar a autoconfiança fazendo a coisa mais surreal que consegue imaginar: inscreve-se no Concurso Miss Jovem Flor do Texas – junto com três amigas totalmente fora do padrão –, para mostrar ao mundo que merece pisar naquele palco tanto quanto qualquer magricela.

O Ódio que Você Semeia – Angie Thomas

523650807

Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos – no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.

A Menina Submersa – Caitlín R. Kiernan

300761135

India é esquizofrênica e escreve suas memórias em um livro para tentar entender melhor os próprios pensamentos e não se deixar ser consumida pela doença mental, algo recorrente em sua família. Tudo muda quando India dá uma carona a Eva Canning, ao encontrá-la nua à beira de uma estrada. Após Canning ir embora de sua vida, India inicia uma pesquisa obsessiva a respeito do passado da mulher, mas já sem ter noção do que é real ou não. Por A Menina Submersa: Memórias – um livro com personagens lésbicas e trans –, Kiernan venceu o Bram Stoker, importante prêmio da literatura de terror e fantasia dark.

Feios – Scott Westerfeld

Resultado de imagem para Feios - Scott Westerfeld

Séculos depois da destruição da civilização industrial em um apocalipse ecológico, a humanidade vive em cidades-bolha cercadas pela natureza selvagem. Lá, Tally Youngblood é feia. Não, isso não significa que ela é alguma aberração da natureza. Não. Ela simplesmente ainda não completou 16 anos. Em Vila Feia, os adolescentes ficam presos em alojamentos até o aniversário de 16 anos, quando recebem um grande presente do governo: uma operação plástica como nunca vista antes na história da humanidade. Suas feições são corrigidas à perfeição, a pele é trocada por outra, sem imperfeições ou espinhas, seus ossos são substituídos por uma liga artificial, mais leve e resistente, os olhos se tornam grandes e os lábios, cheios e volumosos.

 

Fera – Brie Spangler

461942675

Dylan não é como a maior parte dos garotos de quinze anos. Ele é corpulento, tem quase dois metros de altura e tantos pelos no corpo que acabou ganhando o apelido de Fera na escola. Quando ele conhece Jamie, em uma sessão de terapia em grupo para adolescentes, se apaixona quase instantaneamente. Ela é linda, engraçada, inteligente e, ao contrário de todas as pessoas de sua idade, parece não se importar nem um pouco com a aparência dele. O que Dylan não sabe de início, porém, é que Jamie também não é como a maioria das garotas de quinze anos: ela é transgênera. Agora Dylan vai ter que decidir entre esconder seus sentimentos por medo do que os outros podem pensar, ou enfrentar seus preconceitos e seguir seu coração.

 

Me Chame Pelo Seu Nome – Aciman André

51U qMaqqHL. SX331 BO1,204,203,200

A casa onde Elio passa os verões é um verdadeiro paraíso na costa italiana, parada certa de amigos, vizinhos, artistas e intelectuais de todos os lugares. Filho de um importante professor universitário, o jovem está bastante acostumado à rotina de, a cada verão, hospedar por seis semanas na villa da família um novo escritor que, em troca da boa acolhida, ajuda seu pai com correspondências e papeladas. Uma cobiçada residência literária que já atraiu muitos nomes, mas nenhum deles como Oliver. Elio imediatamente, e sem perceber, se encanta pelo americano de vinte e quatro anos, espontâneo e atraente, que aproveita a temporada para trabalhar em seu manuscrito sobre Heráclito e, sobretudo, desfrutar do verão mediterrâneo. Da antipatia impaciente que parece atravessar o convívio inicial dos dois surge uma paixão que só aumenta à medida que o instável e desconhecido terreno que os separa vai sendo vencido. Uma experiência inesquecível, que os marcará para o resto da vida.

Total
0
Shares
Previous Article
Action Comics 1 e1515698871611

DC Comics comemora os 80 anos da logo do Superman

Next Article
Mentes Sombrias 1

Editora Intrínseca anuncia lançamento de Mentes Sombrias

Related Posts