Capa Cabana do Leitor

Antirracismo | Conheça 6 livros de autores negros

A importância do movimento antirracista vai além das redes sociais.

Já parou para pensar sobre quantos autores negros você já leu? Assim que fizer esse exercício, você ficará chocado com o resultado se comparado à autores brancos. O recente assassinato de George Floyd, um rapaz negro, cometido por um policial branco mobilizou o movimento contra o racismo nos EUA, lembrando a população mundial que ainda não nos livramos desse mal enquanto sociedade.

Apesar de trágico, os protestos nos convida à refletir sobre diversas questões sociais e fazer mais que só publicar textos e fotos pretas nas redes sociais. Precisamos estudar o tema. Lembrar por que isso aconteceu. Entender para combater. Para que gritemos em uníssono: racismo nunca mais.

Preparamos uma lista com um conteúdo envolvendo essas questões, incluindo obras escritas por negro. Estas leituras apresentam críticas à sociedade, mas também personalidades fortes que te farão reconhecer a importância das manifestações atuais.

1. Pérolas Brancas: 30 coisas que todx negrx escuta de brancxs

display

Robson Moura, ilustrador, pintor e desenhista, é autor do título produzido através de um financiamento coletivo na plataforma Catarse.

A ideia do livro é ilustrar cenas vindas de frases ditas normalmente por pessoas brancas como uma forma de elogio, ou até mesmo brincadeira, mas que estão impregnadas de preconceito. Dentre elas, “você é um negão tipo exportação” ou “você é um preto de alma branca” aparecem desenhadas ao longo da HQ.

2. Black Friday

CAPAHQ

Dessa vez, Robson Moura mostra seu ponto de vista acerca do racismo, mas também abordando a desigualdade social no Brasil e no mundo. Novamente o projeto foi financiado pelo Catarse, em 2017.

O nome deve-se à publicação das histórias serem feitas às sextas-feiras e, como forma de protesto, comparando o preto com a data de liquidação, como queima de estoque.

3. Horror Noire: A representação Negra no cinema

Horror Noire: a representação negra nos filmes de terror ...

Escrito pela Doutora Robin R. Means e publicado pela DarkSide Books, o livro é fruto de uma pesquisa sobre a influência e impactos sociais dos negros nos filmes de terror desde 1890.

O material é tão importante que virou um documentário na plataforma de stream Shudder, que ainda não chegou ao mercado brasileiro.

4. Medo Imortal

Livro Medo Imortal - Ed Darkside Frete Grátis - R$ 84,49 em ...

Outra publicação trazida pela DarkSide Books não é totalmente voltada para a temática em questão, mas tem como líder da obra o nosso grande Machado de Assis.

Machado, filho de mãe branca, pai negro e avós alforriados, foi vítima de um processo chamado secundarização, ou escondimento, dada sua origem afrodescendente. As fotos recentemente descobertas mostram um homem com traços característicos de sua etnia, muito diferente das fotografias que normalmente estampam seus livros e manchetes da época, que afinava o rosto do escritor numa tentativa funesta de “embranquecimento”. E isso também podia ser notado na cor de pele dele, que ao longos dos anos foi gradativamente ficando mais “clara”.

O livro reúne poesias e 32 exemplares de contos da Academia Brasileira de Letras, a qual Machado de Assis foi o principal fundador, com temáticas sobrenaturais, monstruosas e atos doentios inimagináveis. O volume mostra que Machado pode ser sim negro, intelectual e escritor ao mesmo tempo. Algo que a sociedade conservadora branca sempre tentou evitar e menosprezar.

5. Palmares de Zumbi

Livro: Palmares de Zumbi | Grupo Autêntica

A editora NEMO publicou no fim de 2019 uma história pouco conhecida a fundo e, infelizmente, lembrada apenas no Dia da Consciência Negra. Leonardo de Chalub em parceria com Luis Matuto conceberam essa belíssima narrativa.

A importância desse ícone vai muito além do lembrado nas aulas de história durante a infância. Sua jornada inteira possui atos de bravura e heroísmo que, neste livro, são explorados de forma simples e didática. O livro em questão não é escrito por um negro, mas vale conhecer esse trabalho incrível, ainda mais para mostrar como uma pessoa branca pode fazer sua parte para entender a violência do preconceito que seus ancestrais cometeram e então lutar para seu fim.

6. O ódio que você semeia

O Ódio Que Você Semeia - Saraiva

Essa obra juvenil provoca, é cruel, mas muito necessária. A menina Starr aprendeu desde bem nova a como se portar sendo negra nas mais diversas situações, inclusive na presença da polícia. Mas seu amigo não teve essa mesma “educação”, e terminou caído no chão, morto. Agora, a menina indignada com a injustiça que presenciou e estudando em uma escola de brancos de classe alta, Starr começa a liberar tudo entalado na sua garganta.

A estreia de Angie Thomas possui adaptação cinematográfica. O livro foi traduzido para o Brasil pela editora Galera.

Total
0
Shares
Previous Article
duna 2020 timothee chamalet CDL 1280x720 01

Duna | Diretor de fotografia fala sobre divisão do filme em duas partes

Next Article
a wake noah urrea

"A Wake" filme protagonizado por Noah Urrea estreia no Brasil

Related Posts
Capa chicote cabana
Leia

Resenha | Chicote

Livro apresenta as incongruências da sociedade através de um assassino em série com marca religiosa.
Design sem nome
Leia

Resenha| As Outras Pessoas

Todos nós achamos que tragédias só acontecem com outras pessoas. Até acontecerem com a gente.
Total
0
Share