Como falar sobre a morte pode ajudar a viver?

Pandemia evidencia tema e isso não é necessariamente ruim.

A morte é um assunto que desperta distintas reações nas pessoas, porém a mais comum delas é o medo. Ainda um tabu, as pessoas evitam falar sobre a maior certeza que existe na vida. Mas por que falar sobre ela? Como o assunto pode melhorar nossa vida?

A morte deveria ser o tema mais comentado pelas pessoas, afinal todos vamos morrer. O motivo de se falar sobre ela envolve o significado que todo mundo procura atribuir à própria vida. Qual sentido da vida? Por que estamos aqui? Ninguém sabe a resposta. Por isso temos a liberdade de escrevermos uma com a nossa própria vida. O resultado disso é a história de quem somos, a única coisa que fica para trás quando vamos embora. Nosso legado.

No meu livro Teste Sua Morte, que está em campanha no Catarse, eu escrevi uma história que trata justamente sobre isso. A gente vive tão compenetrado no jogo da vida, que esquecemos que vamos morrer e, por conseguinte, esquecemos de viver. Quando a Morte então aparece, lembramos de nossas vidas e nos agarramos a elas com todas as forças. Por que então não fazer isso agora?

A morte não é uma ilusão. A ideia de que ela só vai chegar daqui a cem anos que é. A morte está em cada passo que damos. Está sempre do nosso lado.

A morte então acelera o processo de viver, impelindo a pessoa a decidir agora o que ela quer ser e o que ela vai fazer enquanto estiver viva. Ela é quase um lembrete diário de que a vida não espera ninguém para seguir. Enquanto as pessoas estão construindo planos para o futuro, a morte se aproxima de seu presente. Se a vida não espera por ninguém, por que a morte deveria esperar?

A morte está em evidência atualmente devido à pandemia do coronavírus, o que torna o assunto um pouco sensível para muita gente. No entanto, acredito que é ainda mais importante falar sobre o tema. Claro que ver parentes deixarem essa vida é triste, ainda mais quando levamos em consideração que isso acontece por descaso de um governo negacionista.

Mas este momento pelo qual estamos passando lembrou a todo mundo que vamos morrer, que somos frágeis e impotentes nesta hora. E isso é bom. Nós vamos morrer. Ter essa constatação em mente te liberta para viver. Você pensa menos em fazer o que esperam de você e faz mais o que seu coração quer.

Falar sobre a morte deixa a pessoa menos revoltada na hora de morrer. Faz com que ela perceba que teve muitos anos de vida e que os viveu bem. Errando ou acertando, “viveu uma vida inteira” (Morte, Sandman) como todo mundo.

A morte para mim é um descanso de uma vida cansada. Quando ela vem naturalmente é maior benção que um ser humano pode receber.

Não temamos a morte.

Total
0
Shares
Related Posts
Total
0
Share