maxresdefault 5

Crítica – O Relatório “explora o lado humano e desumano das pessoas”

O Relatório é um drama documentário sobre as torturas feitas pela CIA à “terroristas” logo após o 11 de Setembro

O Relatório (também conhecido como The Torture Report) é um drama documentário americano escrito e dirigido por Scott Z. Burns e estrelando Adam Driver (Infiltrados na Klan e Star Wars), Annette Bening (Capitã Marvel e Beleza Americana), Ted Levine (Silêncio dos Inocentes) e Jon Hamm (BabyDriver).

Screen Shot 2019 08 22 at 9.57.45 AM

Um membro do Senado Daniel J. Jones ganha uma missão de investigar o sistema de tortura de suspeitos terroristas da CIA no ano seguinte ao ataque de 11 de Setembro. A investigação conclui que a tão chamada “Técnicas Melhoradas de Interrogatório” usada por eles eram brutais, imorais e ineficazes formas de tortura, e, além disso, a própria CIA constantemente mentia sobre esses fatos para os políticos. Quando o Comitê de Inteligência do Senado tenta publicar essas descobertas, eles tem que lidar com a tentativa de bloqueio e comprometimento do relatório pela CIA e pela Casa Branca.

O personagem de Adam Driver, Dan Jones, não possui uma construção muito completa pois raramente vemos sua vida fora do trabalho, tudo o que ele faz é em prol da investigação, cabe ao ator trazer emoções a cena; o que ele executa com maestria, já que sentimos tudo que ele sente, sua raiva contra a CIA, sua ansiedade com a publicação de seu texto, etc. Junto com ele, Annette Bening (a senadora Dianne Feinstein) e Jon Hamm (o chefe de gabinete Denis McDonough) trazem atuações ótimas, com personalidade para o filme.

annette bening thereport override

O filme é baseado em fatos reais cujo principal objetivo não é tornar seus eventos dramáticos para caber em uma narrativa cinematográfica, mas usar o cinema como meio acessível de informação, de contar uma história fiel a realidade. É muito interessante para os fãs de filmes políticos e para quem gosta de história americana, já que é praticamente uma aula de duas horas. E mesmo quem não curte, consegue apreciar pois todo o conflito principal do filme é sobre dos direitos humanos, ele explora muito lado humano vs o lado desumano das pessoas.

O Relatório estréia para 7 de novembro.

O Relatório

8

8.0/10

Pros

  • Fidelidade com a história real
  • Atuações

Cons

  • Perfil dos personagens raso
Total
0
Shares
Previous Article
foky em toy story 4 1542044529896 v2 900x506

Série animada do Garfinho, de Toy Story 4, ganha trailer

Next Article
liga da justiça ifnwnf

Jason Momoa pode anunciar hoje Liga da Justiça Snyder Cut

Related Posts