dirty dancing 2

Dia Internacional da Dança | 10 filmes sobre dança que você precisa conhecer!

Confira a lista com 10 filmes essenciais sobre a 6ª arte!

Dia 29 de abril é comemorado o dia internacional da dança. Considerada a 6ª arte, ao redor do mundo a dança é usada como forma de exercício e, mais importante, de expressão!

Com inúmeras modalidades, de ballet clássico ao jazz, sapateado, hip hop e contemporâneo, a dança usa o corpo como instrumento e, por meio de coreografias, ou mesmo de improvisos, os dançarinos conseguem transmitir sentimentos e mensagens profundas, guiados pela música.

Confira abaixo 10 filmes que têm como tema central esse universo tão rico e divertido!

Cisne Negro (2010)

O filme é dirigido por Darren Aronofsky e conta a história de Nina (Natalie Portman), uma bailarina obcecada pela dança. Ela é a primeira escolha do diretor artístico da companhia para ser a bailarina principal na produção de “O Lago dos Cisnes”. Porém, a busca pelo perfeccionismo, pressão para conseguir o papel e a competição com a novata Lily (Mila Kunis) despertam o lado sombrio de Nina.

Disponível no Telecine Play, Cisne Negro foi indicado a inúmeros prêmios, e rendeu o Oscar de Melhor Atriz para Natalie Portman.

Dirty dancing (1987)

Dirty Dancing conta a história de Baby, uma garota de 17 anos acaba se apaixonando por um instrutor de dança de um resort nas montanhas. O filme ganhou uma sequencia em 2004, chamada Dirty Dancing Havana.

O longa original está disponível na Netflix, Amazon Prime Video e Telecine Play.

Flashdance (1983)

Quem não conhece a famosa cena e pose da cadeira de Flashdance, não é mesmo? Aqui acompanhamos a jovem Alex Owens (Jennifer Beals), que trabalha durante o dia em uma usina de aço e dança em um bar à noite. Ao descobrir que seu chefe Nick Hurley (Michael Nouri) está interessado nela e apoia sua carreira, ela retoma os esforços para ser aceita em um prestigioso conservatório de dança. Apesar de seu medo de fracassar, Nick e a sua mentora, a ex-bailarina Hanna Long (Lilia Skalia), torcem por ela.

Disponível no Telecine Play.

Dançarina imperfeita (2020)

A fim de entrar em sua universidade dos sonhos, Quinn Ackerman monta sua própria equipe de dança na escola para ter créditos extracurriculares. O único problema é que nem ela, nem os demais bailarinos que recrutou sabem dançar.

Estrelado por Sabrina Carpenter, o elenco do filme original Netflix conta ainda com Liza Koshy e Jordan Fisher.

Footloose (1984)

Ren McCormak (Kevin Bacon) se muda de Chicago para uma pequena cidade do interior apenas para descobrir que, lá, dançar é proibido. Ele se rebela contra essa lei com ajuda de seu amigo Willard Hewitt (Chris Penn) e da adolescente rebelde Ariel Moore (Lori Singer), filha do reverendo, na tentativa de mudar os costumes conservadores da cidade.

Em 2011 o filme ganhou um remake estrelado por Kenny Wormald e a atriz, cantora e bailarina Julianne Hough.

O filme original pode ser encontrado no Telecine Play.

Feel the Beat (2020)

Mais um original Netflix recente e divertido, Feel the Beat conta a história April (Sofia Carson) após fracassar na Broadway e voltar para sua cidade natal. Lá, ela aceita treinar um grupo de crianças para uma competição.

O elenco inclui Wolfgang Novogratz, Rex Lee e a participação de ninguém mais, ninguém menos, que Marissa Jaret Winokur, atriz da Broadway e vencedora do Tony Awards.

Ela dança eu danço (2006)

O primeiro filme dessa franquia, que já conta com 5 títulos e até uma série de televisão, é estrelado por Channing Tatum e sua ex-esposa Jenna Dewan. No longa, eles interpretam o par romântico Tyler Gage e Nora Clark, que se conhecem após Tyler depredar a escola de artes em que Nora estuda e ser enviado para prestar serviços comunitários no local.

O filme está disponível, na Netflix, Amazon Prime Video e Telecine Play.

A bailarina (2016)

E para variar um pouquinho, temos também uma animação adorável e super sensível sobre a beleza desse universo da dança! Confira a sinopse oficial: “Uma sonhadora menina órfã toma uma atitude arriscada: fugir para Paris e realizar o sonho de ser uma grande bailarina. Lá, ela decide se passar por outra pessoa, e consegue uma vaga no Grand Opera, onde vai aprontar muitas aventuras”.

Também disponível no Telecine Play.

Billy Eliot (2000)

Billy Elliot é um garoto de 11 anos que, após assistir a uma aula de ballet, se apaixona pela dança e treina para ser bailarino. Sua família, porém, que passa por dificuldades financeiras, não gosta nada da ideia.

O longa foi agraciado com diversos prêmios, dentre eles o BAFTA de Melhor Ator para Jamie Bell, na época com apenas 14 anos.

Dance Academy: O Filme (2017)

E para quem é fã de séries, há uma infinidade de produtos disponíveis também com essa temática, mas não poderia deixar de mencionar aqui a icônica Dance Academy, que ganhou um filme em 2017!

O longa é uma continuação direta da série que teve 3 temporadas e acompanha Tara e seus amigos após se formarem da Academia Nacional de Dança da Austrália.

Prepare seu balde de pipoca, suas sapatilhas e aproveite!

Total
1
Shares
Previous Article
the mandalorian game.jpg

Jogo de The Mandalorian pode estar em desenvolvimento

Next Article
a casa sombria

A Casa Sombria ganha seu primeiro trailer

Related Posts
Total
1
Share