Capa Cabana do Leitor

Doe sangue e ganhe livros: parceria entre Bienal e Hemorio incentiva a leitura e doação de sangue

Evento expande a experiência literária para Hemorio, Metrô Rio e BRT

Faltam apenas dois dias para a Bienal do Livro XIX e o Rio de janeiro já está no clima literário. Nesta terça-feira (27) a organização do evento surpreendeu a Cidade Maravilhosa com a inciativa “Doe uma história”, que tem como objetivo despertar o conhecimento sobre a necessidade da doação de sangue. Os doadores que comparecerem ao Hemorio até sexta-feira (30) serão presenteados com um livro.

Ao final do evento, as doações serão contabilizadas e o número final será convertido em livros, que serão doados para escolas públicas do Estado.

E não para por aí! Além do Hemorio, o evento divulgou também a parecia com o Metrô Rio e o BRT Rio na ação “Embarque na leitura”, em que  foram distribuídos cerca de 1 mil  livros entre algumas estações destes transportes. A iniciativa tem como objetivo tornar as viagens mais descontraídas e incentivar a leitura mesmo com a pressa do dia a dia.

Entre os títulos que foram “encontrados” pelos viajantes estavam O caçador de pipas de Khaled Hosseini, A culpa é das Estrelas de John Green, O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro, Dom Casmurro de Machado de Assis e diversas outras obras.

Sem título 1
Storie de um dos passageiros contemplados com a iniciativa

A Bienal também se preocupou em deixar cartinhas de incentivo à leitura com mensagens de artistas como Gilberto Gil, Sheron Menezzes, o ex-jogador do Flamengo Juan e Fábio Porchat.

Para surpreender ainda mais o leitor carioca, o BRT Rio vai distribuir mais 1 mil livros aos passageiros. No balcão de informações presente na Estação Alvorada, também serão disponibilizados exemplares. Para a retirada do livro neste local é preciso ficar atento a uma senha que está sendo liberada em postagens realizadas nas redes sociais do BRT Rio (Facebook e Twitter). É necessário um print para validação no momento da retirada.

Esse ano, além dessas iniciativas para incentivar a leitura, a Bienal também trará novidades para tornar ainda mais prazerosa a experiência de Pessoas com deficiência (PCD). Todas as sessões do evento terão tradução simultânea em libras, além de visitas guiadas para deficientes visuais no espaço infantil.

O evento também receberá 40 crianças com deficiência visual do Instituto Benjamin Constant. O grupo conhecerá o espaço infantil com visitas guiadas nos dias 2 e 3 de setembro, com dois guias apresentando o espaço por meio de audiodescrição e experiência sensorial. Na Toca de Leitura serão disponibilizadas edições em braile para o contato direto das crianças.

No Pavilhão Laranja, que possui um espaço chamado “Pela estrada afora”, os visitantes poderão explorar uma floresta que ganha vida dentro de um grande livro pop-up em um ambiente de experiência sensorial que convida crianças e adultos a descobrirem o universo da literatura infantil.

As visitas guiadas para deficientes visuais acontecerão nos dias 30 e 31 de agosto, no dia 1º e entre 4 e 8 de setembro (às 9h, durante a semana, e às 10h, nos finais de semana), com inscrição prévia através do site.

A Bienal do Livro XIX 2019 vai acontecer entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro. Confira a programação completa no site oficial do evento.

Total
0
Shares
Previous Article
RedMother 001 Cover Main Promo

THE RED MOTHER vê você nessa nova série de horror da BOOM! Studios

Next Article
coringa joaquin phoenix cdl 1280x720

Trailer final de Coringa, com Joaquin Phoenix, é divulgado

Related Posts
Capa chicote cabana
Leia

Resenha | Chicote

Livro apresenta as incongruências da sociedade através de um assassino em série com marca religiosa.
Design sem nome
Leia

Resenha| As Outras Pessoas

Todos nós achamos que tragédias só acontecem com outras pessoas. Até acontecerem com a gente.
Total
0
Share