soul disney

Especial Oscar | Melhor Animação: Conheça os filmes concorrendo nesta categoria

Conheça as animações que estão disputando a estatueta na premiação de 2021

Ao contrário do que muitos pensam, animação não é só para crianças. Apesar de poder possuir esse público como principal alvo, é fácil afirmar que pessoas de qualquer faixa etária podem se encantam e se emocionar com esse tipo de obra.

Neste ano, temos 5 filmes concorrendo ao Oscar na categoria de Melhor Animação, e viemos contar um pouco sobre cada um deles para vocês. Com destaque para a Netflix e Disney Plus, cada um com dois indicados, os temas dos filmes variam entre amizade, luto, propósito e, claro, família, sempre divertindo e encantando o espectador daquele jeito especial que só as animações conseguem.

Confira a lista abaixo com a sinopse, trailer e algumas curiosidades sobre cada um!

  • Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica (2020)

Dois Irmãos é um filme da Pixar dirigido por Dan Scalon (Universidade Monstros). Lançado em março de 2020, o longa acompanha a trajetória de dois irmãos elfos, Barley e Ian Lightfoot na missão de trazer seu pai já falecido de volta à vida por um dia inteiro.

A trama tem início no aniversário de 16 anos de Ian, ocasião em que o garoto e seu irmão mais velho ganham um cajado mágico feito por seu pai e que a mãe havia guardado por todos esses anos. Com esse cajado, vem também a instrução de como realizar um feitiço para trazer seu pai de volta por 24 horas. Depois de um erro na execução do feitiço, os irmãos ficam com apenas as pernas de seu pai e precisam embarcar em uma aventura para conseguir reparar a situação e, finalmente, passar um dia em família.

Com cenas empolgantes e divertidas, a aventura da Disney, como sempre, passa uma mensagem de esperança, família e confiança. Além do Oscar, a animação foi indicada também a diversos outros prêmios, sendo alguns deles o prêmio BAFTA e o Globo de Ouro na categoria de Melhor Animação e o Kid’s Choice Award.

Dois irmãos está disponível no Disney Plus. Não deixe de conferir também a nossa crítica sobre o filme.

  • A Caminho da Lua

O filme gira em torno de Fei Fei, uma menina que, após a morte de sua mãe, tem dificuldades em aceitar seu pai se relacionando com outra pessoa. Por isso, ela decide partir em uma jornada à Lua para provar a existência de Chang’e, deusa presente nas histórias que sua mãe contava, e convencer seu pai de não se casar com outra mulher.

Este é o primeiro longa metragem do experiente animador Glen Keane como diretor. O cineasta trabalhou por muitos anos na Disney, tendo participado da produção de clássicos como A Pequena Sereia, A Bela e A Fera e Enrolados.

Um história incrivelmente sensível sobre o luto e como seguir em frente, A Caminho da Lua é uma obra também bastante divertida para assistir em família e conta com diversos números musicais.

A Caminho da Lua está disponível na Netflix e você pode conferir nossa crítica aqui.

  • Shaun, O Carneiro, O Filme: A Fazenda contra-ataca

Dirigido por Will Becher e Richard Phelan, o filme estreou em janeiro de 2020 no Brasil e está disponível na Netflix. Aqui, acompanhamos Shaun em mais uma aventura.

Dessa vez, um alienígena com poderes estranhos cai perto de Mossy Bottom Farm, e ele e Shaun rapidamente se tornam amigos. Juntos, eles devem fugir de uma organização perigosa que deseja capturar o visitante intergaláctico e é claro que, durante a missão, passam por diversas situações cômicas para o divertimento do espectador. Não deixe de conferir nossa crítica!

Este é o segundo longa do personagem que fez sucesso desde sua primeira aparição na TV no seriado Wallace e Gromit, posteriormente ganhando seu próprio programa spin off em 2007.

O novo filme de Shaun, o Carneiro está disponível na Netflix, e não deixe de conferir também a nossa crítica.

  • Soul

O longa conta a história de Joe (Jamie Foxx), um músico frustrado que, ao contrário do desejo de sua mãe, está disposto a largar sua recém firmada posição de professor para perseguir uma chance no cenário do jazz nova-iorquino. O único obstáculo é, em decorrência de sua empolgação com a oportunidade de tocar na renomada banda de Dorothea Williams (Angela Bassett), a sua morte.

Joe, então, ao fugir do “Além-Vida”, pois não se conforma em ter morrido, vai parar por acidente no “Pré-Vida”, onde conhece uma jovem alma chamada 22. A dupla acaba parando em corpos indesejados. Assim sendo, Joe, em um exercício atípico de sua profissão, se vê obrigado a ensinar como viver para uma alma milenar.

Antes mesmo de estrear, o filme chamou muita atenção por apresentar o primeiro protagonista negro da história da Pixar. Para tanto, em busca de uma representação fiel de um homem negro de meia-idade, Docter convidou o cineasta Kemp Powers para dirigir a animação ao lado dele. Vale lembrar que Powers é o roteirista de Uma Noite em Miami, longa baseado em uma peça homônima de sua autoria e que também está concorrendo ao Oscar esse ano nas categorias de “Melhor ator coadjuvante”, “Melhor roteiro adaptado” e “Melhor canção original”.

Como todo filme da Pixar, há diversos easter eggs escondidos para o deleite de quem está assistindo. Conseguiu encontrar algum? Além disso, o próprio diretor, Pete Docter, afirmou que foram feitos alguns storyboards com finais alternativos mais concretos, mas optaram por deixar o final em aberto para a imaginação do público.

Soul pode ser assistido no Disney Plus, e não deixe de conferir também a nossa crítica.

  • Wolfwalkers

Wolfwalkers é um filme animado de fantasia e de aventura dirigido por Tomm Moore e Ross Stewart. O filme é a terceira e última parcela da “Trilogia Folclórica Irlandesa” de Moore, seguindo seus filmes anteriores O Segredo de Kells e Canção do Mar.

Aqui, acompanhamos Robyn Goodfellowe, uma jovem aprendiz de caçadora de lobos, assim como seu pai, que chega à Irlanda. A época é marcada por muita superstição e magia, e o objetivo da família é justamente acabar com a última matilha da região. Um dia, ao explorar as terras proibidas, Robyn faz amizade com uma garota de espírito livre, Mebh, membro de uma tribo misteriosa que dizem ter a habilidade de se transformar em lobos durante a noite.

Assim, enquanto procuram a mãe desaparecida de Mebh, Robyn descobre um segredo que a atrai ainda mais para o mundo encantado dos Wolfwalkers e corre o risco de se transformar na mesma coisa que seu pai tem o dever de destruir. Não deixe de conferir a nossa crítica!

Wolfwalkers está disponível da Apple TV+.

E, aí? Agora que já estão por dentro de tudo, para qual vocês estão torcendo?

A premiação será realizada neste domingo, dia 25 de abril.

Total
1
Shares
Previous Article
Design sem nome

Resenha| As Outras Pessoas

Next Article
Mortal Kombat Filme Warner CDL 1920x1080 03

Mortal Kombat | Liberada cena inicial do filme na íntegra

Related Posts
oxigenio
Leia

Crítica | Oxigênio

A ficção científica francesa impressiona ao se expandir tanto no macro quanto no micro.
Total
1
Share