Jogador Principal

Jogador Nº 1 “Homenagem ao cinema oitentista e aos fãs da cultura pop”

Guilherme Niero
Guilherme Niero
Formando em Jornalismo, cinéfilo fanático pelas franquias Star Wars e Batman. Eclético e buscando atualizar o gosto pelo cinema constantemente. Na TV, fã das séries The...
4 Min Ler
Divulgação: Este site pode conter links de afiliados, o que significa que o Cabana do Leitor pode ganhar uma comissão se você clicar no link e fizer uma compra. O Cabana apenas recomenda produtos ou serviços que usamos pessoalmente e que acreditamos que agregarão valor aos nossos leitores. Seu apoio é apreciado!

Inspirado no romance futurista Ready Player One (2011), de Ernest Cline, Jogador Nº 1 é ambientado no ano de 2045, época em que a humanidade sofre com a escassez de recursos naturais, a falta de emprego e a desilusão do mundo real. Para fugir desse cenário apocalíptico, a única saída é a realidade virtual do jogo OASIS.

- Anúncios -

Jogador 3

Criado pelo excêntrico e caricato James Halliday (Mark Rylance), uma espécie de Steve Jobs dessa geração, a plataforma é o escapismo preferido do jovem Wade Watts (Tye Sheridan) e da maioria dos moradores de Columbus, no estado americano de Ohio. Lá, na vida real, as pessoas vivem em favelas com casas empilhadas umas nas outras.

- Anúncios -

Quando Halliday morre, deixa uma série de quebra-cabeças para que os jogadores cheguem ao Santo Graal do OASIS, um easter egg. Quem encontrar e decifrar o segredo escondido receberá uma fortuna e se tornará o dono do jogo.

Wade descobre a primeira pista e, em pouco tempo, passa a ser um dos avatares mais famosos. Com isso, chama a atenção do vilão da trama, o empresário Nolan Sorrento (Ben Mendelsohn), que foi estagiário do fundador do OASIS, mas criou sua própria empresa para acabar com o trabalho de Halliday. Sorrento não mede esforços para encontrar as outras pistas e tomar o controle do jogo para si, inclusive matando inocentes.

- Anúncios -

https://www.youtube.com/watch?v=xJ2TqxpuHro

Dentro do OASIS os personagens podem ser o que quiserem. Os avatares refletem aspectos da personalidade dos jogadores. Neste mundo, o foco principal é a busca por itens e moedas – uma referência indireta a games clássicos como Mario e Sonic.

A quantidade de easter eggs é tão grande que mesmo os cinéfilos mais atentos terão que assistir ao longa mais de uma vez para pegar todas as referências. Halo, O Iluminado, Jurassic Park, Akira, De Volta para o Futuro, Spawn, Batman, O Gigante de Ferro e muitos outros são citados no filme. E, na maioria dos casos não são usados apenas de forma gratuita, mas sim como pontos de virada que enriquecem o roteiro dirigido pelo mestre Steven Spielberg.

- Anúncios -

O diretor consegue fazer a história dialogar com assuntos muito discutidos atualmente. Temas como isolamento social e bullying estão presentes de forma consistente no filme. A própria jornada de Wade, que fica órfão ainda criança, e prefere se esconder dentro do OASIS ao encarar os problemas do mundo real é um exemplo disso.

Um dos maiores medos dos fãs quando a produção do longa foi anunciada era a qualidade dos efeitos especiais. Isso porque com a quantidade de personagens virtuais o filme poderia se perder na computação gráfica. E não é que essa é justamente uma das melhores coisas de Jogador Nº 1. Este é o tipo de filme que deve ser visto nos cinemas e, de preferência, na maior tela possível.

- Anúncios -

Jogador 1

A batalha final, que junta uma centena de personagens, é um espetáculo visual executado com tanta perfeição e maestria que coloca o filme a altura de grandes histórias de ficção científica.

Além de nostálgica, a adaptação do livro para as telonas é uma homenagem ao cinema oitentista e a uma legião de fãs da cultura pop e do universo nerd.

- Anúncios -

Dirigido por Steven Spielberg (Jurassic Park, E.T., Tubarão) Jogador Nº 1 estreia nos cinemas no dia 29 de março.

Compartilhe este artigo
Formando em Jornalismo, cinéfilo fanático pelas franquias Star Wars e Batman. Eclético e buscando atualizar o gosto pelo cinema constantemente. Na TV, fã das séries The Walking Dead, Mr Robot, Westworld Rick and Morty.