Loot box: Documentos vazados da EA e polêmica

Uma das políticas da empresa seria de sempre direcionar o jogador a compra de loot box.

Já estando presente há algum tempo em diversos jogos, o sistema de Loot boxes continua a ser bastante polêmico. No geral, o sistema costuma funcionar através de micro transações, isso é, o jogador paga um valor real e recebe uma caixa que fornece itens, skins, bônus, etc de forma aleatória.

Sendo bastante presente em jogos gratuitos como uma maneira de monetizar, manter e trazer lucro as empresas criadoras dos mesmos, o sistema varia indo desde uma maneira de se adquirir itens apenas cosméticos (como em League of Legends ou Overwatch), como também de conseguir vantagens sobre outros jogadores. Normalmente sendo bem aceito em jogos gratuitos, o sistema recebe críticas principalmente quando está presente em jogos que já são pagos e oferecem muita vantagem para os usuários que utilizam do mesmo em relação aos que não utilizam.

Dessa forma, um recente vazamento de documentos da EA Games, que constantemente sofre processos devido a esse assunto, voltou a acender a polêmica, uma vez que eles indicariam que um dos objetivos da empresa é sempre direcionar o jogador para a compra de Loot boxes. Quem noticiou esse vazamento foi a CBC, que teria recebido informações de uma fonte interna da empresa.

De acordo com essa fonte, um documento de 54 páginas indica e detalha sobre como o objetivo da EA para jogos como FIFA, onde está presente o modo ULTIMATE TEAM, que por sua vez possui a possibilidade de compra de Loot Box, é o de tentar cada vez mais levar o jogador a comprar as caixas. Na internet foram postadas duas páginas desse documento (páginas 2 e 28) ondem podem ser encontradas as seguintes informações:

Página 2

5 coisas que você precisa saber:

  1. Nós temos mais jogadores ativos nesse ponto do que nunca.
  2. A equipe está focada em engajar os jogadores atuais até meio de Setembro
  3. Jogadores vão ativamente receber mensagens + Serem incentivados a participar até o verão.
  4. FUT é o pilar, e nós faremos tudo que pudermos para levar os jogadores a isso.
  5. O retorno do futebol apenas vai nos ajudar, e nossos planos estão prontos para se flexibilizar.

Página 28

Aumentando a temperatura

  • O catalisador – o retorno do futebol no mundo real : O retorno das ligas reais vai aumentar nossa possibilidade de amarrar o jogo a realidade, se tornando mais interessante para os jogadores com o conteúdo do FUT refletindo o que está acontecendo em campo.
  • Todos os caminhos levam ao FUT : Teasers de conteúdo + mensagens vão aumentar a expectativa e afunilar os jogadores em direção ao FUT em vez de outros modos. [Melhorado]
  • Uma experiência Receptiva : um Pack de boas vindas para começar a experiência para que novos jogadores já possam começar mais rápido. [Melhorado]
  • Incremento de espólios & parceria de suporte : Levar espólios das campanhas dentro de jogo, e utilizar o marketing fora de jogo para amplificar o SUMMER HEAT e expandir nosso alcance. [Novo]
  • Suporte comercial e 1P : Explorar os descontos alinhado com o conteúdo SUMMER HEAT para o entre plataformas + espólios que levem a uma jornada consistente do jogador de POS para o modo FUT. [Novo]

Com a maioria das páginas não estando disponível, até porque a EA se recusou a falar sobre o assunto, comentando apenas que os documentos em questão eram confidenciais, é difícil saber mais sobre as estratégias que a empresa pretende adotar para atingir tais objetivos. A única manifestação da EA foi afirmar que os documentos foram retirados de contexto, e que todos os modos de seus jogos podem ser jogados inteiramente de graça, com o sistema de Loot Box sendo um opcional para os jogadores.

A grande questão de polêmica vem no fato de que atualmente muitos jogadores relatam ter suas experiências de jogo prejudicadas quando não se utilizam desse sistema. Dentro do FIFA, o modo ULTIMATE TEAM (FUT), é um modo onde os jogadores devem montar seu próprio time para participar de partidas online, podendo se utilizar das loot boxes para conseguir jogadores aleatórios para seu elenco.

É comum encontrar no youtube vídeo de pessoas que afirmam que é praticamente impossível formar uma equipe decente sem a utilização das loot boxes, e que ainda assim, quando os jogadores investem muito dinheiro nas compras das mesmas, o sistema randômico de recompensas pode fazer com que nenhum drop seja de alto nível.

De acordo com essa fonte, no geral os projetistas de jogos não gostam de incluir um sistema de Loot Box nos mesmos, mas que não podem fazer nada sobre isso, uma vez que a empresa está interessada em fazer dinheiro e agradar os investidores.

Essa não é a primeira vez que a EA se encontra em polêmica por causa do uso do sistema. Quando seu jogo Star Wars Battlefront II foi lançado, o sistema de melhorias de habilidades funcionava através de loot boxes, que eram bastante difíceis de se adquirir gratuitamente dentro do jogo, fazendo com que jogadores que pagassem pelas mesmas tivessem vantagem sobre os outros. Com uma recepção bastante negativa, sendo taxado de Pay to Win (pague para vencer), o sistema rapidamente foi modificado, e as caixas passaram a oferecer apenas itens cosméticos.

Loot Box Star Wars
Antigas caixas de loot box de Star Wars Battlefront II

Além disso, vem se tornando comum no mundo os países proibirem a presença de Loot box nos games, uma vez que a prática seria bastante similar à jogos de azar, e se relacionam com práticas de capitalismo predatório, onde o jogador fica refém de gastar continuamente dinheiro com a empresa para poder se manter em condição de competir com outros jogadores. A prática se torna ainda pior em jogos com faixa etária livre, onde crianças, que tem uma menor capacidade de discernimento, são alvos fáceis de serem direcionados a comprar os produtos.

A Bélgica e a Holanda são exemplos de países onde a prática já se tornou proibida, de forma que as caixas ainda podem ser adquiridas através dos meios gratuitos que os próprios jogos oferecem, mas não existe mais a opção de compra com dinheiro real. No caso da China, existe uma série de regulamentações que precisam ser atendidas para a prática estar presente, como por exemplo ser informado ao jogador qual a porcentagem exata de chance que ele possui de conseguir cada um dos itens.

Recentemente também, o ministério público aceitou uma ação judicial, que segue em andamento mas ainda sem definição, para banir as loot boxes do Brasil, uma vez que podem ser enquadradas como jogos de Azar, que não são permitidos no país.

Sendo uma questão bastante polêmica, onde alguns jogadores defendem a presença das mesmas, e outros repudiam com todas as suas forças, é importante perceber que a própria comunidade tem força, como no caso de Battlefront 2, onde a recepção negativa do sistema, culminando num número baixo de vendas do título, obrigou a empresa a modificá-lo, fazendo com que ganhar novas habilidades ocorresse de maneira mais justa e barata para todos os jogadores.

Documentos vazados da EA indicam que a empresa tem a política de direcionar os jogadores a compra de Loot Box à todo custo.

Total
1
Shares
Previous Article
Vários personagens da desenvolvedora de jogos Capcom reunidos.

Capcom Arcade Stadium deixa de ser exclusivo do Switch

Next Article
playstation 5 problemas

Conferência chinesa exclusiva da Playstation

Related Posts
Ea play 2
Leia

EA Play Live em Julho

A EA relatou que seu evento EA Play volta para 2021. O que chama a atenção é que,…
Total
1
Share