Capa Cabana do Leitor

Melhoramentos lança clássicos da literatura brasileira em quadrinhos

Iniciativa visa despertar o interesse do público jovem pelos clássicos brasileiros.

Durante a escola, muitos alunos se tornam leitores e acabam conhecendo (mesmo forçosamente) a literatura brasileira clássica. São apresentados a Machado de Assis, Lima Barreto, Jorge Amado e muitos outros escritores brasileiros. Agora imagine como seria mais atraente aos alunos ter acesso a essa literatura no formato de quadrinhos? Não é necessário mais imaginar. A editora Melhoramentos tornou isso possível.

Policarpo Quaresma HQ 1

Ampliando seu catálogo, a Melhoramentos trouxe duas obras icônicas do cenário brasileiro: O Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, e O Alienista, de Machado de Assis, ambos adaptados para os quadrinhos através da sensibilidade do cartunista e jornalista Franco de Rosa, do roteirista Gonçalo Junior e do desenhista Arthur Garcia.

Franco de Rosa trabalhou em O Triste Fim de Policarpo Quaresma como ilustrador e em O Alienista como roteirista. Na primeira obra, Gonçalo Junior ficou responsável pela adaptação dos textos. Já na segunda, Arthur Garcia imprimiu seus traços nos personagens.

O Alienista HQ

Para eles a maior dificuldade foi manter o conteúdo sem alteração, pois se o colocassem na íntegra, a história ficaria muito comprida para uma HQ e isso perderia um dos atrativos, que é o poder de concisão deste formato.

“É preciso subtrair algumas passagens e isso dói. Porém, temos que priorizar o que é mais importante em uma história, os temas principais”, explica Franco.

Todo o processo prioriza a originalidade dos autores para que a essência das obras não se perca na adaptação. Dessa forma, os leitores poderão recorrer aos quadrinhos cientes de que estarão lendo o conteúdo original.

“Primeiro leio a obra a ser adaptada. Depois, divido o número de páginas do livro pelo número de páginas que a história deverá ter em quadrinhos. Em seguida, trato de ir compactando a história. Descrevo quadro a quadro o que deverá ser desenhado. Para depois dividir em páginas. Também escrevo os diálogos e as legendas”, revela Franco.

Segundo a editora, a iniciativa visa conquistar o público jovem, criando nestes leitores o interesse em desvendar os clássicos que tanto contribuíram para formar o arsenal literário rico e renomado que é o brasileiro.

Total
0
Shares
Previous Article
maxresdefault 1

Epic Games mostra Unreal Engine 5 no novo console da Sony

Next Article
ranger flamengo cblol

Flamengo tem turbulências e perde final esmagadora contra a KaBuM.

Related Posts
Capa chicote cabana
Leia

Resenha | Chicote

Livro apresenta as incongruências da sociedade através de um assassino em série com marca religiosa.
Design sem nome
Leia

Resenha| As Outras Pessoas

Todos nós achamos que tragédias só acontecem com outras pessoas. Até acontecerem com a gente.
Total
0
Share