Não seja um “noob”: vocabulário de e-sports para iniciantes

Saiba as gírias mais importantes do mundo de eSports.

O cenário gamer dos esportes eletrônicos, ou e-sports, saiu do mundo virtual para se tornar uma verdadeira febre. Games como Counter Strike, Free Fire, League of Legends, entre outros jogos online para competir com outras pessoas, caíram no gosto de crianças e até mesmo de adultos.

Tamanho é esse crescimento que, segundo pesquisa da Newzoo, empresa que audita números e projeções em diversas áreas, o Brasil já é o 3º maior mercado consumidor de e-sports no mundo. Perdendo apenas para EUA e China. E até 2021, o crescimento dos esportes eletrônicos deve se manter em 14% ao ano.

Aprender inglês facilita a vida dos gamers brasileiros
Mas se você está chegando agora, pode ficar um tanto perdido com tantos termos únicos usados pelos players. E pode se pegar perguntando a alguém experiente “o que significa GG?”, “o que é noob?” ou o que significam expressões como “GG WP” e “SCRIM”.

E todos esses termos são gírias em inglês presentes, em sua maioria, em games que não são traduzidos para o português.

Por isso se você já praticar o idioma em um bom curso de inglês o processo para entender essas expressões será muito mais simples, e até mesmo divertido. Não basta saber sua etimologia, é preciso entender o contexto que estão sendo usadas.

20 gírias gamers e seus significados

Quer ficar por dentro das principais expressões em inglês usadas pelos jogadores de esportes eletrônicos? Então confira a lista de gírias gamers abaixo:

NOOB

Gíria que virou de uso comum na internet para pessoas que são inexperientes, iniciantes em algo. Geralmente é escrita com dois zeros ao invés da letra O (“n00b”).

Em games como o Free Fire a expressão virou um insulto entre os players.

GG WP (“Good game, well played”)

Significa em português “bom jogo, bem jogado”, termo que os jogadores falam entre si para se cumprimentarem respeitosamente ao fim de uma partida. Também pode ser usado apenas o GG ou o WP, separadamente.

SCRIM

São partidas de treinamentos realizadas por times profissionais.

AFK (away from keyboard)

Significa “longe do teclado”. Usada para sinalizar que o jogador não está presente por aquele momento e não vai poder responder no chat;

BAN

Termo que se refere ao banimento do player da partida por algum comportamento ruim. Dentro do jogo, seu personagem é banido, e não pode mais ser utilizado na competição.

BBL (“be back later”)

Literalmente “volto mais tarde”.

FPS

O termo tem duas aplicações. Pode significar “Frames per second”, em português, “quadros por segundo”, que diz respeito à velocidade da exibição da imagem na tela. Quanto menor o FPS, pior será a qualidade do jogo.

E também designa os “First Person Shooter”, nos jogos de tiro em primeira pessoa, como Counter Strike e Call of Duty, por exemplo.

MMORPG

Aqui nós temos a junção de dois termos para formar o estilo de jogo. MMO são os games “multiplayer massive online” (jogos online para vários jogadores, em português), e RPG vem de “Role Playing Game” (jogo de interpretação de personagens).

O MMORPG basicamente é um jogo onde você cria um personagem para se aventurar em um vasto mundo online com outros jogadores.

LOL (“Laughing out Loud”)

Essa já é uma expressão mais usada nos aplicativos de mensagens, mas nasceu no mundo dos games online. Traduzindo para o português quer dizer morrendo de rir, gargalhando muito.

Hoje ela também serve para falar do famoso game League of Legends.

STREAM

Significa “transmissão”, usado para descrever onde acontecerá a transmissão de uma partida ou competições esportivas.

TROLL

É um jogador que propositalmente atrapalha o jogo de todos.

BRB (“be right back”)

O jogador usa o termo para indicar que já volta.

HEADSHOT

Literalmente ‘tiro na cabeça”. Nos games de tiro, quando um personagem é atingido na cabeça ele morre na hora, e o jogador que o matou ganha ponto extra pela mira.

BOT

Esse é um complicado, pois pode ter vários significados. Pode se referir a personagens controlados por inteligência artificial, que geralmente são usados em treinamentos.

Também pode se referir a posição do jogador, uma abreviação de “bottom (abaixo)” para que seu companheiro se coloque mais para baixo na tela.

O termo também é usado como ofensa na partida. “Esse jogador é tão ruim, parece um bot!”

SKINS

“Skin” significa pele em português, e nos jogos online o termo se refere ao visual dos personagens. As skins são compradas à parte dos jogos, com o único objetivo de customizar de acordo com o gosto pessoal do jogador.

FEED

Em português significa “alimentar”, mas a palavra tem um uso próprio no e-sports. É quando um componente do time morre e ele dá muito XP (experience, pontos de experiência) para a equipe rival.

EARLY GAME

É o começo do jogo, usados pelos comentaristas para falar sobre o desempenho das equipes nos primeiros minutos da partida.

LATE GAME

É o inverso do early game, onde os narradores comentam o desempenho das equipes próximo ao fim da partida.

COMEBACK

É quando um time que estava atrás no placar vira o jogo.

CASTER

Refere-se à equipe que irá transmitir, narrar e comentar a partida.

Total
0
Shares
Related Posts
Total
0
Share