Connect with us
Gustavo Carvalho Cardoso

Published

on

Alerta de Risco foi escrito por Neil Gaiman e publicado pela editora Intrinseca em 17 de agosto de 2016. Gaiman escreveu Deuses Americanos, Coraline e Sandman, ganhou muitos prêmios e suas obras ganharam adaptações para a TV.

O livro é uma coletânea de suspenses muito bem escritos e cheios de mistério, indo de Sherlock Holmes, investigando crimes, até Doctor Who,dando uma passada em alguns contos notórios pelos plot twists e pelo desenvolvimento da trama.

”A mente de Gaiman é um oceano obscuro e insondável, e sempre que mergulhamos nela, o mundo real desaparece, substituído por um muito mais terrível e belo, no qual nos afogamos com alegria.”

the New York times

Gaiman aqui, brinca muito com o título do livro, fazendo jus a cada história como um real alerta para aqueles que o lerão, avisando o que os espera antes de virarem as páginas.

”Certas coisas ficam á espreita, esperando pacientemente por nós, em passagens sombrias da nossa vida.”

trecho Do livro alerta de risco

Alerta de Risco traz histórias que nos levam à reflexão, com tramas que vão muito além das linhas traçadas, envolvendo uma subtrama dos universos em que perpassam. Um suspense cativante e fácil de ler, com contos mais longos quebrados por contos mais curtos, facilitam o andamento e entendimento da leitura mais complexa.

O intuito aqui é brincar com o significado de Alerta de Risco, que é uma orientação de uso de algum objeto que pode conter risco, ou uma prática que pode exercer risco ao usuário, um alerta para avisar o que pode acontecer caso não se cumpra os requerimentos necessários.

Gaiman leva a expressão a um nível sarcástico, utilizando o alerta como forma de avisar o leitor que mesmo seguindo as orientações necessárias, o risco é iminente, trazendo assim conclusões inesperadas nas histórias, muitas com finais agredoces. Finais felizes nessa história não são esperados.

O livro é uma ótima pedida para sair de uma ressaca literária e desafogar de histórias mais complexas. Para aqueles que gostam de suspense e fantasia, Gaiman não decepciona.

Gustavo Carvalho é escritor de contos e livros de horror, cursando engenharia mecânica, aprendendo cada vez mais o que se esconde nas entrelinhas do universo.

Advertisement
Comments

Mais lidas