degeneradocapa

Resenha | Degenerado

A história de um travesti e sua esposa em tempos de guerra.

A obra de Chloé Cruchauted veio para o Brasil através da editora Nemo, que sempre busca novidades muito interessantes e importantes dentro do atual mercado de quadrinhos. Degenerado não fica nada longe disso.

degenerado 7

O livro foi inspirado em um outro título de nome La Garçonne et L’ assassin, de Fabrice Virgili e Daniéle Voldman. Ambos contam a história de Paul e Louise, um casal que viveu na década de 1910. A Primeira Guerra é o cenário da história e Paul, um dos soldados escalados para proteger seu país nas temíveis trincheiras.

O inferno não dá tréguas e, após ver a forma brutal com que foi tirada a vida de seu amigo, o homem preferiu o perigo de viver como desertor à estar abeira de uma morte tão horrível como a que havia presenciado. Foi Louise quem o ajudou a esconder-se do exército, condenado à permanecer em um quarto de hotel até que a guerra tivesse fim. Mas a solução veio antes e Paul teve a grande ideia de mudar sua identidade, transformando-se em Suzzane.

degenerado 2

A guerra trouxe à tona problemas muito maiores que a prisão de um desertor. A confusão de gênero, o trauma e o conflito entre o casal acaba com um final cheio de surpresas.

A medida que Chloé vai mais a fundo, seus diálogos ficam mais viciantes, senão excitantes. A cada descoberta,uma emoção. Os quadros da autora são excelentes, passam muito bem o clima que os personagens se encontram.

degenerado4

Apesar de preto e cinza, tirando as cenas que a importância está atribuída à alguém, todo o quadrinho leva um ar mais monótono, talvez para afirmar o peso da guerra aos parisienses. Mas a riqueza de detalhes em cada página precisa ser reconhecida, seus traços particulares também agregam beleza à obra, que aparenta abusar das técnicas com grafite e nanquim.

A delicadeza, até nas partes mais quentes, servem para balancear o drama que vem forte para além do início dessa história de amor. Ao final do livro, informações extras são apresentadas, revelando um estudo de uma biografia .

degenerado 3

Degenerado rendeu dois prêmios à autora, como o Prêmio da edição 2014 do Festival de Angoulême na categoria de Melhor Albúm, e o Grande Prêmio da Associação de Críticos e Jornalistas de Quadrinhos Francesa, em 2013. A HQ é o fruto de um trabalho incrível de pesquisa. Uma releitura fantástica, sem defeitos.

Uma leitura chocante de uma grande artista.

Total
3
Shares
Previous Article
Gaiman

Resenha| Alerta de Risco

Next Article
Superman Lois CW Serie CDL 1280x720 01

Superman & Lois ganha primeiro teaser

Related Posts
Design sem nome
Leia

Resenha| As Outras Pessoas

Todos nós achamos que tragédias só acontecem com outras pessoas. Até acontecerem com a gente.
Total
3
Share