sem 10 gag 02 scaled 1

Resenha | Dementia 21

Apenas os fortes poderão se deliciar com esta surpreendente obra.

Dementia 21 é o primeiro mangá lançado pela Editora Todavia e nós, do Cabana do Leitor, iremos mostrar um pouco deste louco mundo cheio de momentos grotescos e velhinhos.

Essa é a primeira obra do mangaká Shintaro Kago publicada no Brasil. O autor, que se denomina como “o artista bizarro do mangá”, é um dos artistas mais cultuados atualmente quando se fala de surrealismo grotesco, o também chamado gênero ero guro nansensu, que envolve humor e o nonsense. Nessa obra, a gente vê que ele não está de brincadeira.

Dementia 21 é uma coletânea de histórias da jovem cuidadora de idosos chamada Yukie Sakai. Devido a inveja de uma das suas colegas cuidadoras, pelo sucesso que a Yukie fazia na empresa, vários clientes um tanto quanto complicados foram designados a Yukie e lógico que ela não poderia perder uma boa avaliação.

marco site3

Entramos então nesse mar de idosos não convencionais, que vão de idosos demoníacos à alienígenas. Cada história é mais absurda que a outra, o que arranca boas risadas, aumentando junto com o sentimento de “o que mais está por vir agora?” . Você pode não acreditar, mas imagine a seguinte cena: Mais de 100 idosos revoltados com a situação de descaso de seus parentes, se juntam e viram um megazord de idosos a fim de reivindicar os seus direitos, esmagando qualquer coisa que vejam pela frente. Isso é Dementia 21.

Página de Dementia 21

A obra foi uma excelente escolha da editora para abrir o catálogo deles de mangás. O título mistura o visual grotesco com situações reais de forma leve, o que torna os debates quase que imperceptíveis. A solidão e abandono dos idosos, que tornou-se recorrente no Japão, principalmente em tempos de crise; o excesso de trabalho desgastante para provar o seu papel na sociedade e, lógico, para ser digno de orgulho da família; e outros debates, normalmente não levantados, estão entranhados meio ao humor ácido do autor.

Dementia 21 é uma pedida certa para quem quer se surpreender. Aqui você não vai encontrar um Junji Ito, mas a bizarra fonte da arte “sem sentido” é um prato cheio para os fãs do especialista do horror. Porém, aqui vai o aviso: Esta obra não quer ser levada a sério, ela quer arrancar algum sentimento seu e isso pode não ser confortável para alguns leitores. Para aqueles que estão atrás de boas surpresas (spoiler alert: até que seja rever o Ultraman de outra forma), esta é uma boa pedida.

A obra está disponível no site da editora Todavia. Para obter a sua edição basta clicar aqui.

Total
0
Shares
Previous Article
Mulher Maravilha 1984 capa 1280x720 1

Warner confirma que o único destino de Mulher-Maravilha 1984 é os cinemas

Next Article
Dc Fandome fmkw

DC Fandome | Segunda parte do evento será "on demand"

Related Posts
Total
0
Share