Resenha | Duas Vidas

"Você tem duas vidas. A segunda começa quando você descobre que só tem uma"

Mylla Martins de Lima
Mylla Martins de Lima
Estudante de Design de Animação, tatuadora, admiradora de todas as artes. Jogadora de LoL e leitora assídua.
4 Min Ler
Divulgação: Este site pode conter links de afiliados, o que significa que o Cabana do Leitor pode ganhar uma comissão se você clicar no link e fizer uma compra. O Cabana apenas recomenda produtos ou serviços que usamos pessoalmente e que acreditamos que agregarão valor aos nossos leitores. Seu apoio é apreciado!

Fabien Toulmé é responsável por grandes histórias, algumas já trazidas para o Brasil pelo Grupo Autêntica, selo NEMO. Essa não é diferente. Lançada em 2018, a HQ trouxe mensagens importantes e um final surpreendente.

- Anúncios -
Duas Vidas - 9788582864715 - Livros na Amazon Brasil

Boudoin é um advogado que vive um cotidiano normal em um escritório sem graça e que acaba com sua paciência. Ele não possui uma vida pós trabalho e, apesar de ser bem sucedido financeiramente, não tem tempo para o lazer.

Sua vida dá um ponta-pé inicial com rumo à liberdade quando seu irmão chega na cidade. A partir disso, e com a descoberta de um problema grave de saúde, um câncer em fase terminal, o homem de semblante cansado e irritado dá vida ao adolescente sonhador interior.

- Anúncios -
Duas Vidas (Em Portugues do Brasil): _: 9788582864715: Amazon.com ...
Escritórioo de Boudoin

Será que só sucesso financeiro basta? Essa é a pergunta chave da narrativa. Luc traz à seu irmão a questão em alguns diálogos durante os primeiros encontros e, ao contrário do mais novo, tem sua vida muito badalada. Trabalhando para ONGs, ele é um viajante que adora liberdade e conhecer novas pessoas e lugares.

O ponto alto da história é a descoberta do tumor maligno em Boudoin. Sabendo que teria apenas alguns poucos meses de vida, ele decide, com a ajuda de Luc, fazer uma lista de sonhos a serem realizados e partir para uma aventura na África com seu mais querido companheiro de família.

- Anúncios -
Gostou do filme Antes de Partir? Você vai curtir a nova HQ de ...
Chegada de Boudoin e Luc na África

A amargura e a obsessividade de um dos garotos dá lugar à realizações pessoais arrancadas pelo pai quando mais novo. É um alívio e ao mesmo tempo doloroso ver Boudoin feliz. Fabien tem o coração de seus leitores na mão e, não importa a história, isso sempre termina em lágrimas… seja de felicidade ou não.

Tanto Não era você que eu esperava, quanto Duas Vidas ou, o último lançamento da editora, A Odisseia de Hakim, tem a capacidade de encantar os antigos e novos fãs do autor. Seus personagens, sempre tão reais, dão conta de levar quem quer que seja à reflexão, ao tempo histórico ou aonde Fabien quiser. Este tem como forte característica dos seus personagens a humanidade, como exemplo, as recaídas de Boudoin, que conta com a ajuda de Luc para administrar seu caos mental.

A utilização de flashbacks intercalados com as continuações do texto servem para que o leitor entenda as motivações do que levou Boudoin a ser como foi primeiramente apresentado. A arte ajuda facilmente a destacar o agora do antes, já que os flashes são criados em tons amarelados, como de câmeras antigas, e o presente possui cores maduras. O quadrinho traz o traço característico do autor, que é sempre muito bem representado.

- Anúncios -

Francês Fabien Toulmé fala ao Correio sobre novo álbum

É o tipo de literatura ótima para quem não conhece histórias (sem heróis) nesse formato. Quadrinhos podem ser uma ótima alternativa pra quem está em “ressaca” literária, e esse, além de uma belíssima história acompanhada de uma ilustração tão bonita quanto a parte escrita, também mostra os valores da vida.

- Anúncios -

Os sinceros agradecimentos à editora Nemo pela sucessão de acertos nas obras publicadas. Talvez não tivéssemos acesso a esse tipo de material se não fosse por ela.

Compartilhe este artigo