Resenha | Duas Vidas

“Você tem duas vidas. A segunda começa quando você descobre que só tem uma”
duas vidas 1

Fabien Toulmé é responsável por grandes histórias, algumas já trazidas para o Brasil pelo Grupo Autêntica, selo NEMO. Essa não é diferente. Lançada em 2018, a HQ trouxe mensagens importantes e um final surpreendente.

Duas Vidas - 9788582864715 - Livros na Amazon Brasil

Boudoin é um advogado que vive um cotidiano normal em um escritório sem graça e que acaba com sua paciência. Ele não possui uma vida pós trabalho e, apesar de ser bem sucedido financeiramente, não tem tempo para o lazer.

Sua vida dá um ponta-pé inicial com rumo à liberdade quando seu irmão chega na cidade. A partir disso, e com a descoberta de um problema grave de saúde, um câncer em fase terminal, o homem de semblante cansado e irritado dá vida ao adolescente sonhador interior.

Duas Vidas (Em Portugues do Brasil): _: 9788582864715: Amazon.com ...
Escritórioo de Boudoin

Será que só sucesso financeiro basta? Essa é a pergunta chave da narrativa. Luc traz à seu irmão a questão em alguns diálogos durante os primeiros encontros e, ao contrário do mais novo, tem sua vida muito badalada. Trabalhando para ONGs, ele é um viajante que adora liberdade e conhecer novas pessoas e lugares.

O ponto alto da história é a descoberta do tumor maligno em Boudoin. Sabendo que teria apenas alguns poucos meses de vida, ele decide, com a ajuda de Luc, fazer uma lista de sonhos a serem realizados e partir para uma aventura na África com seu mais querido companheiro de família.

Gostou do filme Antes de Partir? Você vai curtir a nova HQ de ...
Chegada de Boudoin e Luc na África

A amargura e a obsessividade de um dos garotos dá lugar à realizações pessoais arrancadas pelo pai quando mais novo. É um alívio e ao mesmo tempo doloroso ver Boudoin feliz. Fabien tem o coração de seus leitores na mão e, não importa a história, isso sempre termina em lágrimas… seja de felicidade ou não.

Tanto Não era você que eu esperava, quanto Duas Vidas ou, o último lançamento da editora, A Odisseia de Hakim, tem a capacidade de encantar os antigos e novos fãs do autor. Seus personagens, sempre tão reais, dão conta de levar quem quer que seja à reflexão, ao tempo histórico ou aonde Fabien quiser. Este tem como forte característica dos seus personagens a humanidade, como exemplo, as recaídas de Boudoin, que conta com a ajuda de Luc para administrar seu caos mental.

A utilização de flashbacks intercalados com as continuações do texto servem para que o leitor entenda as motivações do que levou Boudoin a ser como foi primeiramente apresentado. A arte ajuda facilmente a destacar o agora do antes, já que os flashes são criados em tons amarelados, como de câmeras antigas, e o presente possui cores maduras. O quadrinho traz o traço característico do autor, que é sempre muito bem representado.

Francês Fabien Toulmé fala ao Correio sobre novo álbum

É o tipo de literatura ótima para quem não conhece histórias (sem heróis) nesse formato. Quadrinhos podem ser uma ótima alternativa pra quem está em “ressaca” literária, e esse, além de uma belíssima história acompanhada de uma ilustração tão bonita quanto a parte escrita, também mostra os valores da vida.

Os sinceros agradecimentos à editora Nemo pela sucessão de acertos nas obras publicadas. Talvez não tivéssemos acesso a esse tipo de material se não fosse por ela.

Total
0
Shares
Previous Article
rick and morty

Warner Channel passa a exibir no Brasil Rick and Morty

Next Article
EHMsNEsXUAUqvh

DC Comics revela trailer de “Superman Smashes the Klan”