duna

Resenha | Duna – Graphic Novel

Primeiro volume de uma das maiores obras de ficção científica da literatura.

O clássico de Frank Herbert agora na versão em quadrinhos, trazida em uma edição muito próxima do original pela editora Intrínseca. Segundo os próprios roteiristas, a intensão não era dar uma nova interpretação, mas sim manter a essência do autor.

duna

Duna é passado em um futuro distante, onde já é possível viagens espaciais. Uma espécie de feudo chamado Atreides, liderado por Duque Leto, se prepara para uma grande mudança. Por motivos políticos, toda sua família junto aos serventes, sairão de Caladan, região cercada de água e vida, para o planeta árido Arrakis, também conhecido como Duna.

A nova casa de Duque Leto, seu filho Paul e a esposa Lady Jessica, é um lugar dominado pela pobreza, onde água, que antes tinham com fartura, agora é artigo de luxo, sendo poupada cada gota preciosa. O que Duna tem de valor, seu tesouro, são as especiarias.

Arrakis, lugar cercado de misteriosa cultura e vermes gigantes, guarda o futuro do jovem Paul, traçado há séculos. Seu pai precisa se aproximar dos fremen, nativos locais do planeta deserto, o quanto antes, isso para que os Harkonnen não tomem conta do lugar. Em meio a todo esse deslocamento, o que ninguém esperava era um traidor bem próximo à família.

duna 3

A adaptação não poderia estar em melhores mãos. Brian Herbert, filho de Frank Herbert, colaborou ao lado de Kevin J. Anderson, autor de ficções de sucesso como spin-offs de Star Wars, StarCraft e Arquivo X. A dupla teve todo cuidado para que os cenários e os personagens fossem de acordo com a narração do livro, tornando o quadrinho um complemento do que foi escrito em 1965.

Com um roteiro incrível, a arte não fica nada atrás, sendo ilustrada por Raúl Allén, que carrega nomes de peso no currículo, como DC Comics e Marvel; Patrícia Martin, letrista, desenhista e quadrinista, que já trabalhou em projetos junto à Jeff Lemire, Steven Orlando e Matt Kindt; e Bill Sienkiewicz, vencedor do Eisner e indicado duas vezes ao Emmy.

duna 4

A grafic novel é a primeira de três volumes. Com uma arte bem característica de comics, o destaque vai para a paleta de cores, tanto os tons quentes quanto os frios são muito intensos. Os detalhes do cenário e dos trajes são riquíssimos. É um verdadeiro presente aos amantes da série. Uma experiência visual maravilhosa feita por fãs e para fãs.

Duna ganhará uma nova versão cinematográfica neste ano, dirigida por Denis Villeneuve.

Total
2
Shares
Previous Article
Zack Snyders Justice League Liga da Justica Superman

Christopher Nolan disse para Zack Snyder jamais ver a Liga da Justiça

Next Article
cavaleiros do zodiaco

Cavaleiros do Zodíaco ganharão HQ oficial na França

Related Posts
Capa chicote cabana
Leia

Resenha | Chicote

Livro apresenta as incongruências da sociedade através de um assassino em série com marca religiosa.
Total
2
Share