nada a perder capa

Resenha | Nada a perder

Os leitores dessa grafic novel incrível realmente não têm “nada a perder”.

Publicado pela brilhante NEMO, cujo selo pertence à editora Autêntica, Nada a Perder é uma obra narrada e ilustrada pelo grande Jeff Lemire, autor dos sucessos Black Hammer e Descender, lançados aqui no Brasil pela editora Intrínseca.

Nada a perder - 9788582864609 - Livros na Amazon Brasil

A HQ tem Derek Ouellette como personagem principal, uma promessa do hóquei que, devido à sua personalidade difícil, teve suas conquistas interrompidas prematuramente. Agora, vivendo em um micro-quarto dentro do seu antigo local de treino, Derek não passa de um bêbado que arruma encrenca em bares ou qualquer lugar que o olhem torto. Uma vida triste e solitária, muito distante da fama.

Contudo, seus dias de tumulto na cidade estão prestes a mudar com a volta de sua irmã caçula desaparecida há anos, que é apresentada no primeiro dia com problemas tão pesados quanto os de Derek. A partir daí, a ex-estrela do hóquei terá de tomar uma decisão muito importante que pode afetar a vida da única pessoa que importa para ele, que é sua única família.

Nada a perder - 9788582864609 - Livros na Amazon Brasil

Lemire trabalha muito bem as emoções e, dessa vez, não poderia ser diferente. A arte escolhida e a paleta utilizada para aquarela dão o tom frio e sólido, bem como a fisionomia do personagem. O cenário escolhido é complementar à figura desolada e mal encarada de Derek.

As páginas da obra são tingidas de branco e azul por completo, apresentando uma paisagem nos montes, cobertos por uma nevasca. Salvo poucos quadros que refletem sua antiga vida, durante a prática do esporte ou antes da morte de sua mãe, todas as outras folhas trazem uma pintura bem saturada e morna. Os destaques nas artes sem flashbacks são dados na cor vermelha, normalmente quando Derek perde a cabeça e tudo termina em uma explosão de sangue.

tmp 1592853249755

A construção da história de Lemire vai além do personagem principal, seus coadjuvantes muito bem fundamentados são parte crucial para entender a trama e o porquê do semblante do Sr. Ouellette não estar para brincadeira desde a primeira página. É incrível também como o leitor se identifica com ele, mesmo sendo tão arrogante. A balança do presente com o passado do homem promove essa empatia sem esforço, sendo fácil perdoar seus exorbitantes erros.

Nada a Perder, aclamada HQ autoral de Jeff Lemire, chega ao Brasil ...

Jeff Lemire é dono de uma carreira já consolidada e de muito prestígio, seja com grafic novels autorais como essa, ou comerciais, que é o caso de Velho Logan e Thanos, da Marvel. Em 2012 foi indicado ao maior prêmio de HQs, Einsner Awards, como Melhor Escritor através do seu trabalho em Sweet Tooth  e nas séries Animal Man Frankenstein, que saíram pela DC Comics.

Nada a Perder é uma história de ilusões, de perdas e também de afeto. Seu traço simples e ”grosseiro” foi a chave para toda a apresentação desse trabalho fantástico.

É uma ótima indicação principalmente para quem não conhece esse mundo dos quadrinhos autorais e é fã de suspenses.

Total
0
Shares
Previous Article
Crash Bandicoot 4 its about time PS4 XboxOne CDL 1280x720 01

Novo game do Crash anunciado para esse ano

Next Article
foundation isaac asimov apple tv plus CDL 1280x720 01

Foundation, série baseada na obra de Isaac Asimov, ganha teaser

Related Posts