Resenha | Nada a perder

Os leitores dessa grafic novel incrível realmente não têm “nada a perder”.

Publicado pela brilhante NEMO, cujo selo pertence à editora Autêntica, Nada a Perder é uma obra narrada e ilustrada pelo grande Jeff Lemire, autor dos sucessos Black Hammer e Descender, lançados aqui no Brasil pela editora Intrínseca.

Nada a perder - 9788582864609 - Livros na Amazon Brasil

A HQ tem Derek Ouellette como personagem principal, uma promessa do hóquei que, devido à sua personalidade difícil, teve suas conquistas interrompidas prematuramente. Agora, vivendo em um micro-quarto dentro do seu antigo local de treino, Derek não passa de um bêbado que arruma encrenca em bares ou qualquer lugar que o olhem torto. Uma vida triste e solitária, muito distante da fama.

Contudo, seus dias de tumulto na cidade estão prestes a mudar com a volta de sua irmã caçula desaparecida há anos, que é apresentada no primeiro dia com problemas tão pesados quanto os de Derek. A partir daí, a ex-estrela do hóquei terá de tomar uma decisão muito importante que pode afetar a vida da única pessoa que importa para ele, que é sua única família.

Nada a perder - 9788582864609 - Livros na Amazon Brasil

Lemire trabalha muito bem as emoções e, dessa vez, não poderia ser diferente. A arte escolhida e a paleta utilizada para aquarela dão o tom frio e sólido, bem como a fisionomia do personagem. O cenário escolhido é complementar à figura desolada e mal encarada de Derek.

As páginas da obra são tingidas de branco e azul por completo, apresentando uma paisagem nos montes, cobertos por uma nevasca. Salvo poucos quadros que refletem sua antiga vida, durante a prática do esporte ou antes da morte de sua mãe, todas as outras folhas trazem uma pintura bem saturada e morna. Os destaques nas artes sem flashbacks são dados na cor vermelha, normalmente quando Derek perde a cabeça e tudo termina em uma explosão de sangue.

A construção da história de Lemire vai além do personagem principal, seus coadjuvantes muito bem fundamentados são parte crucial para entender a trama e o porquê do semblante do Sr. Ouellette não estar para brincadeira desde a primeira página. É incrível também como o leitor se identifica com ele, mesmo sendo tão arrogante. A balança do presente com o passado do homem promove essa empatia sem esforço, sendo fácil perdoar seus exorbitantes erros.

Nada a Perder, aclamada HQ autoral de Jeff Lemire, chega ao Brasil ...

Jeff Lemire é dono de uma carreira já consolidada e de muito prestígio, seja com grafic novels autorais como essa, ou comerciais, que é o caso de Velho Logan e Thanos, da Marvel. Em 2012 foi indicado ao maior prêmio de HQs, Einsner Awards, como Melhor Escritor através do seu trabalho em Sweet Tooth  e nas séries Animal Man Frankenstein, que saíram pela DC Comics.

Nada a Perder é uma história de ilusões, de perdas e também de afeto. Seu traço simples e ”grosseiro” foi a chave para toda a apresentação desse trabalho fantástico.

É uma ótima indicação principalmente para quem não conhece esse mundo dos quadrinhos autorais e é fã de suspenses.

Total
0
Shares
Related Posts
Total
0
Share