Connect with us
Rodrigo Roddick

Published

on

Artistas precisam estar o tempo todo criando. A criação demanda muito esforço e atenção para encontrar o novo dentro de um universo cultural saturado. A proposta de Siga em frente é ajuda-los nessa batalha.

Siga em frente foi escrito por Austin Cleon — o mesmo autor de Roube como um artista — e publicado pela editora Rocco. O autor produziu este livro porque enfrentava os mesmos desafios que outros criadores. Como suas ferramentas funcionaram, ele decidiu compartilhá-las com seus amigos artistas.

O livro é voltado para artistas, sendo eles escritores ou ilustradores, mas qualquer pessoa que trabalha em profissões que exijam criatividade vai encontrar nesta autoajuda um parceiro.

Uma das argumentações apresentadas no livro fala sobre criar uma rotina criativa. Em boa parte, isso significa organizar o dia para que ele seja produtivo tanto nos momentos de inspiração quanto nos dias mais complicados.

Segundo Cleon, se você já determinou o que vai produzir naquele dia, mesmo que uma nova ideia não surja, ainda assim vai acabar avançando em seu trabalho. Isso para um escritor é bastante válido. Assim que eles criam toda a história, o segundo passo é escrevê-la, e isso demanda muita disciplina diária — um trabalho de grão em grão — para que todo o texto seja finalizado. Uma rotina que forneça um tempo dedicado somente a escrever é super bem-vinda.

Da mesma forma, o autor indica fazer listas. A maioria dos artistas — senão das pessoas — sofrem com ansiedade, querem chegar logo ao fim do trabalho. Para combater esse fantasma, Austin Cleon começou a listar o que precisava fazer. Dessa forma, ele percebeu o que precisava terminar e ia riscando o que já tinha produzido. E por conseguinte ficou menos ansioso.

Nas dez dicas que o autor oferece, ele destrincha e argumenta como proceder. É interessante analisar este livro como uma conversa tranquila entre amigos profissionais.

Modelos e fórmulas não funcionam para todas as pessoas, porém sempre há o que se aproveitar. O mais importante é seguir em frente.

Advertisement
Comments

Parceiros Editorias

Mais lidas