globoplay

URGENTE! Globoplay é hackeado e usuários são direcionados para site desconhecido

Hashtag Globohack ficou entre os termos mais comentados do Twitter.

Diversos usuários do Globoplay, plataforma de streaming da maior emissora da América Latina, foram pegos de surpresa na noite deste sábado (18) quando receberam – via email ou pelo celular – mensagens que os informava sobre o sistema do serviço ter sido hackeado.

Ao clicar no link da notificação pelo celular o usuário acaba sendo direcionado para um site desconhecido. Veja prints da invasão abaixo:

img 2353
img 2354


As mensagens foram assinadas pelo grupo OurMine, que se consideram “hackers do bem” e já fizeram o mesmo tipo de invasão em perfis do Esporte Interativo (canal esportivo da Turner), provocam a empresa e citam um endereço de email para contato, com o intuito de “melhorar a segurança” da plataforma. Ambas notificações para os assinantes do Globoplay foram disparadas com a #GloboHack.

Porém, na madrugada de domingo (17), a assessoria do serviço se manifestou através das redes sociais afirmando que somente o sistema de notificações pelo celular (denominado de ‘push notifications’ e gerenciado por uma empresa terceirizada), sofreu a invasão.

Apesar disso, milhares de pessoas já relataram estarem cancelando a assinatura ou excluindo o aplicativo, temendo por seus dados. Assim, tanto a Globo quanto o Globoplay emitiram um comunicado sobre o ocorrido na manhã deste domingo.

Leia a nota na íntegra:

Conforme esclarecemos rapidamente aos usuários, o sistema de envio de push notifications do Globoplay, gerenciado por uma empresa parceira, foi alvo de uma ação de cibervandalismo na noite deste sábado, 16/5. Os invasores enviaram duas mensagens que direcionavam o usuário para o site da organização.

O Globoplay lamentou o incidente, pediu desculpas a todos os seus usuários e esclareceu:

  1. Nenhum sistema da Globo ou do Globoplay foi invadido. A falha de segurança se limitou ao sistema da empresa parceira responsável pelo envio de push notifications;
  2. Nenhuma informação dos usuários, assinantes ou não, foi comprometida. O sistema de push notifications não se conecta com os bancos de dados dos nossos usuários e nem a qualquer outro sistema. Os invasores se limitaram a enviar as mensagens para toda a base, no que se chama tecnicamente de broadcast push, sem que os destinatários tenham sido individualizados.
  3. Não existe qualquer risco em usar o Globoplay, em qualquer plataforma. Não é necessário desinstalar o aplicativo nem trocar senha.
  4. Os usuários devem deletar as notificações cujo texto começa com “Hacked by…”. Essas notificações direcionam o usuário para o site do grupo invasor.
  5. A Globo e o Globoplay levam a segurança de seus clientes e usuários muito a sério. Reconhecemos o inconveniente causado, mas reforçamos: nenhum dado de nossos usuários foi comprometido. O incidente se limitou a um sistema periférico e a uma única conta, já identificada e eliminada.
  6. Vamos trabalhar internamente e junto a nossos parceiros para reforçar medidas de segurança que minimizem os riscos de novos incidentes.

A hashtag Globohack ficou entre os assuntos mais comentados do Twitter.

Total
0
Shares
Previous Article
Joker 80th anniversary special header

Reveladas as primeiras imagens da edição “O Coringa - 80º Aniversário"

Next Article
festival eurovision cancao saga sigrit lars netflix will ferrell CDL 1280x720 01

Netflix libera clipe de Eurovision, comédia musical com Rachel McAdams e Will Ferrell

Related Posts
wolfwalkers 3
Leia

Especial Oscar: Crítica | Wolfwalkers

O indicado a Melhor Animação no 93º Oscar é um filme acalentador que, com um apelo visual lindo, guia o espectador em uma fábula incrivelmente moderna.
Total
0
Share